Lições da pandemia: questões para incorporar no dia a dia da sua empresa
A pandemia do Covid-19 proporcionou mudanças em todas as áreas, principalmente profissionais. Se a sua empresa se viu obrigada a adaptar processos e rotinas, com certeza não foi um caso isolado: escritórios, reuniões e processos tradicionais foram colocados em cheque na realidade de muitos negócios.
Mas, afinal, essas mudanças se mantêm no cenário pós-pandemia? A resposta é sim. Com o “novo normal”, o que veremos será a contínua adaptação. As lições da pandemia comprovam que a rotina corporativa pode (e deve) ser questionada e aprimorada.
Não é possível ignorar as lições dadas pela pandemia. Apesar da razão ser complexa e ter cunho negativo, as lições contribuem – e muito – para o desenvolvimento das empresas, desde a economia de recursos à construção de cultura. Entenda a seguir.
Lições da pandemia: humanização
Todos nós fomos afetados pelo vírus. Em tempos difíceis como este, a empatia nunca se mostrou tão necessária. A vida pessoal e a vida profissional nunca estiveram tão cruzadas e isso, com toda certeza, é uma questão que merece mais atenção.
Com a adesão ao home office, a rotina de trabalho das pessoas se adaptou às outras atividades do dia a dia, como casa e filhos. Por isso, estabelecer processos de forma humanizada é extremamente importante.
Quando nos colocamos no lugar do outro, entendemos suas necessidades e podemos agir para garantir sua satisfação. Leve esta lição da pandemia para a vida!
Ambientes sustentáveis
Estudos afirmam que o período de isolamento social foi benéfico para o meio ambiente. Você sabia? No período, o meio ambiente conseguiu se recuperar de muitos danos, de acordo com publicação da National Geographic.
Isso se deu pela redução de deslocamentos, fechamento de fábricas e ausência de circulação nas ruas. Essas questões representam, na prática, menor contaminação para a natureza: ar mais puro e rios mais limpos.
O que sua empresa tem feito para tornar-se mais sustentável? Refletir sobre essa questão é indispensável para empreender daqui para frente.
Lições da pandemia: Valorização das pessoas
Uma das maiores dificuldades enfrentadas durante o Covid-19 é, realmente, a impossibilidade de estar, fisicamente, com outras pessoas. Reaproximar as pessoas é uma atitude obrigatória para criar um ambiente colaborativo mais saudável pós-pandemia.
Reveja a dinâmica do ambiente de trabalho e entenda como sua empresa pode valorizar mais as pessoas. Isso fortalece a cultura organizacional e torna a sua equipe mais engajada.
Invista em tecnologia!
A pandemia teve seu início no Brasil em março de 2020. De repente, os grandes escritórios precisaram se adequar ao trabalho remoto. Como a sua empresa lidou com isso?
Em casos como este, a tecnologia é uma grande aliada para aliviar os efeitos negativos e garantir a produtividade da equipe. Por isso, tornar os processos mais tecnológicos é muito importante para se preparar para as adversidades.
Diga nos comentários como a sua empresa está se preparando para o futuro.
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