Checklist para escolha de um sistema de telefonia (PABX) – Parte I
O processo de aquisição de um novo sistema telefonia (PABX) pode ser extremamente demorado e desgastante. As comunicações da sua empresa são vitais para o sucesso do negócio. Os interesses de diversos grupos e pessoas envolvidas precisam ser considerados ao avaliar os sistemas. Para além das necessidades da sua empresa, existem dezenas de produtos e serviços a considerar como parte do processo de avaliação. Por isso, desenvolvemos esta lista de verificação dos requisitos de telefonia para ajudá-lo a coletar e organizar as informações necessárias para tomar uma decisão acertada na escolha um novo sistema telefônico. Analise criteriosamente as etapas a seguir e você terá melhores condições de definir uma implantação bem sucedida do novo sistema.
- Entenda a situação atual das comunicações da empresa
- Número de usuários.
- Quantidade de ligações simultâneas.
- Custos do atual sistema telefônico utilizado.
- Contas mensais de telefonia (operadoras).
- Tipos de circuito com a operadora (Analógico/ Digital (E1 CAS/R2 ou ISDN) /SIP).
- Qualquer tipo de equipamento conectado (telefones, fax, máquina de cartão).
- Sites remotos: Anote para cada uma das unidades/filiais a localização e número de usuários.
- Problemas: relate suas principais dificuldades com o sistema atual de telefonia.