PABX: o que a minha empresa precisa saber antes de instalar
Antes de tudo, um PABX é um equipamento indispensável para as empresas que buscam tornar a rotina de trabalho mais prática e eficiente. Afinal, ele conecta todas as áreas da empresa, destinando corretamente as ligações por meio de ramais.
Além disso, o equipamento aprimora a comunicação corporativa, possibilitando a geração de mais negócios. Em outras palavras, um PABX robusto melhora o relacionamento com o cliente, já que permite um atendimento mais ágil.
Portanto, escolher o PABX certo, de acordo com a necessidade da empresa é fundamental. No entanto, com tantas opções no mercado, essa pode ser uma tarefa difícil.
Então, para facilitar nesta decisão, elaboramos este artigo com informações relevantes e que você precisa considerar antes de instalar um PABX.
Quais são os tipos de PABX?
Atualmente, há, basicamente, quatro tipos de centrais telefônicas: uma totalmente analógica, para linhas convencionais, uma digital, para links E1 (digital – ISDN ou CAS/R2 no Brasil) outra focada na tecnologia IP, que utiliza a conexão de internet para chamadas, além da híbrida, que integra diferentes tecnologias.
A seguir conheça as particularidades de cada tipo.
PABX analógico
Um dos pioneiros, o PABX analógico é a opção mais básica e de menor custo. É ideal para empresas de pequeno e médio porte que precisam profissionalizar sua comunicação. Possui funções são mais simples, como bloqueio de chamadas a cobrar e uso de senhas nos ramais internos.
Nesse sentido, o PABX analógico depende do perfeito funcionamento físico de equipamentos, como cabos e fibras.
Portanto, necessita de manutenção periódica para não comprometer a operação do seu negócio.
Por aceitar apenas linhas analógicas, é considerado defasado.
PABX Digital
Esse PABX permite incorporar uma quantidade maior de linhas telefônicas e consequentemente de ramais (incluindo números para chamada direta – DDR).
Unindo recursos do modelo analógico a outros mais completos, possui uma qualidade de ligação muito superior à analógica.
Suas funcionalidades incluem a eliminação de ruídos, a discagem direta por ramal, limitação da duração de chamadas, e a transferência entre ramais, possibilidade de interligação com computadores, dentre outras.
Por fim, o PABX digital oferece recursos que ajudam a melhorar a qualidade do atendimento e ainda contribui para a produtividade da empresa. Além disso, os custos de instalação e manutenção são relativamente baixos, se considerarmos os benefícios trazidos pela sua operação.
Sistema IP
Já o PABX IP funciona com base na tecnologia VoIP. Esse tipo de comunicação opera por meio da conversão da voz em pacotes de dados.
Assim, o aparelho permite que as ligações sejam feitas à distância por um software instalado nos computadores da empresa.
Graças ao seu funcionamento online, as principais vantagens do PABX IP é a redução de custos e a praticidade para as empresas.
PABX Híbrido
Existe ainda o sistema híbrido que reúne as melhores características dos modelos analógico e digital, juntamente com a implementação da tecnologia IP.
Dessa maneira, permite a interligação entre filiais com chamadas gratuitas.
Para efeito prático, com o PABX híbrido é possível ter ramais fixos, digitais e números VoIP em uma única ferramenta. Assim, uma central define qual é a rota que tem menor custo conforme o tipo de ligação.
Muitas empresas ainda utilizam o PABX analógico. Nesse contexto, o modelo híbrido é uma boa alternativa para aquelas que querem migrar para outro mais moderno, mas, sem perder a estrutura atual.
PABX Virtual
Esse é um dos mais sofisticados. Ele funciona por meio de um software conectado a uma central virtual. Desse modo, o PABX Virtual pode ser instalado e gerenciado de forma local ou na nuvem.
O PABX Virtual é uma opção bastante flexível, pois atende tanto pequenas quanto grandes empresas. Possui um custo de implementação baixo ao mesmo tempo em que apresenta recursos de gerenciamento modernos.
Afinal, qual é a melhor escolha para minha empresa?
Agora que você já sabe quais são os modelos de PABX disponíveis, sabe dizer qual é o ideal para o seu negócio?
Bem, é fato que essa solução traz impactos positivos para a produtividade e para as contas da empresa. Porém, antes de responder a essa pergunta, é importante definir quais são as reais necessidades dela.
Pensando nisso, é preciso levantar alguns aspectos básicos como o tamanho da equipe, volume de chamadas, capacidade de atendimento, dentre muitas outras coisas. Mas não é só isso.
Verifique ainda sobre a estrutura tecnológica já implementada para adquirir um PABX compatível com ela. Isso inclui até mesmo a qualidade de conexão da internet.
Por fim, também leve em conta as funcionalidades de cada tipo de PABX, bem como a demanda por suporte técnico, pois há casos em que ele deve estar disponível 24h por dia.
E então, este conteúdo foi útil para você?
Se ainda tiver restado alguma dúvida sobre o assunto, recomendamos que você confira o Guia do novo PABX para pequenas e médias empresas.