A Siemens agora é Unify
Agora Unify, a antiga Siemens Enterprise Communications apresentou em 2013, as novas estratégias e produtos que iriam guiar a empresa após a mudança de nome. Com mais de 160 anos de existência, a Unify anunciou que adotaria a nova marca em outubro, em um evento global da empresa.
Junto ao rebranding, a Unify modificou o seu rumo de atuação do setor de hardware, através do qual a antiga Siemens conquistou grande parte de sua notoriedade e market share no passado, para se mover em direção ao setor de soluções em software e serviços. De acordo com a empresa, a nova estratégia seguiu as tendências de consumerização do mercado de TI, em que há uma crescente adoção e preferência dos colaboradores de organizações por suas próprias soluções e equipamentos (termo que, em inglês é chamado de BYOD – sigla para “Bring your own device”, algo como “Traga o seu próprio dispositivo”), e não mais seguindo a tendência de hardware adotada por seus empregadores.
Recentemente, a empresa apresentou a nova plataforma de comunicação e colaboração Circuit, que viabiliza, em uma estrutura gerenciada, canais de comunicação simultâneos, permitindo troca de voz, vídeo, texto e compartilhamento remoto de dados e telas. O serviço deverá ser comercializado através de um modelo de software como serviço (SaaS), com distribuição através da nuvem.
A Unify possui hoje 28% da fatia de mercado do setor de voz e colaboração unificada no Brasil e 18% do mercado latino americano. Na Alemanha, país mais forte para a Unify, a participação de mercado com clientes com mais de mil funcionários chega a 70%. A empresa trabalha hoje com operações diretas na Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela e México, e com distribuidores e integradores nos outros mercados do continente.
Para o futuro próximo, a estratégia da ex-Siemens é a utilização de cada vez mais canais de operação para aumentar a presença da empresa do país. “Com nossa força direta, normalmente endereçamos, no topo da pirâmide, empresas que tenham de mil empregados para cima”, explicou Humberto Cagno, presidente da Unify para a América Latina. A estratégia de canais deve ser, inclusive, expandida no Brasil.